Problemas e soluções comuns da bomba centrífuga
As bombas centrífugas são alguns dos tipos mais comuns de bombas usadas em aplicações industriais porque são projetadas para serem de baixa manutenção, alta eficiência e simples de operar. O fato de serem amplamente utilizados não significa que você não terá problemas. Aqui está o que você precisa saber sobre essas bombas, quem as utiliza e os problemas mais comuns com bombas centrífugas e suas possíveis soluções. Em razão disso, neste post vamos discorrer sobre Problemas e soluções comuns da bomba centrífuga.
O que é uma bomba centrífuga ?
Uma bomba centrífuga típica é construída com um eixo de bomba rotativa com um ou mais impulsores acoplados. À medida que os impulsores giram em sincronia, a bomba converte energia suficiente para mover os fluidos na direção desejada.
As bombas centrífugas podem ser radiais ou axiais, com bombas radiais empurrando energia através da tubulação a jusante e bombas axiais gerando um efeito de levantamento de sucção com os impulsores. Ambos são processos bastante simples, mas algo pode dar errado. Quando isso acontecer, você precisará solucionar e corrigir o problema.
Diferentes Aplicações para Bombas Centrífugas
As bombas centrífugas são comumente usadas em vários mercados industriais, comerciais e domésticos. Exemplos de aplicações de bombas centrífugas incluem:
- Sistemas de proteção contra incêndio
- Fabricação de alimentos e bebidas
- Abastecimento de água para áreas residenciais
- Descarte de esgoto/chorume
- Operações industriais de petróleo e gás
- Fabricação química
Problemas e soluções comuns da bomba centrífuga
Se sua bomba centrífuga parar de funcionar como deveria, é hora de substituí-la ou chamar um profissional? Nem pode ser necessário se você puder descobrir o problema e resolvê-lo de forma independente. Aqui estão alguns Problemas e soluções comuns da bomba centrífuga:
1. Bomba funcionando a seco
Se você não estiver obtendo nenhum fluxo após iniciar sua bomba centrífuga , pode haver várias causas e soluções diferentes.
- Ar na bomba — Certifique-se de que a tubulação e a bomba estejam completamente cheias de líquido.
- A elevação de sucção está muito alta — Verifique se há obstruções na entrada e verifique se a elevação estática está correta.
- Operação invertida — Verifique a direção da rotação do impulsor para garantir que não esteja invertida.
- Velocidade incorreta — Verifique a tensão e a frequência da fonte de alimentação e confirme se o motor não tem uma fase aberta.
- Peças entupidas — Verifique e limpe a válvula, impulsor e filtro.
2. Rotação Invertida do Impulsor
Impulsores girando na direção errada é um problema comum com bombas centrífugas . Se os impulsores girarem para o lado errado, podem causar danos graves à bomba. Ao conectar a energia ao motor da bomba, é fundamental verificar para que lado o motor gira. Você pode “dar partida” no motor para fazer isso.
3. Vazamento da Bomba
Outro problema comum com esses tipos de bombas centrífugas é o vazamento. Quando os materiais escapam da bomba e criam uma bagunça, isso é um problema sério. Temperatura excessiva, corrosão ou pressão podem afrouxar as juntas e vedações, permitindo que fluidos e detritos escapem.
Mas pode haver uma correção simples. Parar sua bomba com vazamento pode ser tão fácil quanto apertar os fixadores que cercam as juntas. Em outros casos, no entanto, pode ser necessário substituir uma junta ou vedação mecânica.
4. Reescorvamento lento da bomba
Provavelmente, há algo errado com sua bomba se demorar muito para recarregá-la. A causa mais comum de uma bomba de re-escorva lenta é a folga excessiva, levando a ineficiência e superaquecimento. Mas também existem outras razões possíveis, como uma junta com vazamento, uma porta de recirculação entupida ou uma voluta desgastada.
5. Apreensão da bomba
O emperramento da bomba pode ocorrer por vários motivos, incluindo a entrada de objetos estranhos na bomba, operação de baixo fluxo e condições fora do projeto. Inspecione primeiro a bomba quanto a objetos estranhos e detritos e, em seguida, verifique os impulsores e a fonte de alimentação.
6. Vibração da Bomba
Quando você começa a ver a bomba vibrando demais ou percebe ruídos comuns vindos do dispositivo, isso pode significar um problema sério. Muitas vezes, vibrações e ruídos indicam que você tem rolamentos com defeito ou um objeto estranho preso dentro da bomba.
Comece com a coisa mais simples primeiro e procure por detritos ou objetos estranhos. Quando ruídos e vibrações ocorrem juntos, a bomba pode estar sofrendo cavitação e pode precisar ser examinada por um profissional.
7. Detritos na Bomba
Detritos em sua bomba podem causar estragos em muitas de suas peças e sistemas. Se sua bomba não estiver bombeando ou for menos eficiente do que você deseja, verifique se há um tubo de sucção entupido ou detritos no impulsor.
8. Motorista da bomba sobrecarregado
Nas bombas centrífugas , a sobrecarga ocorre quando o motor de acionamento consome excesso de corrente, o que resulta em um consumo de energia maior que o normal. As bombas devem partir com uma carga mínima com as válvulas de descarga abertas. Se a potência consumida pela bomba aumentar muito, isso pode levar ao desligamento ou sobrecarga do motor. Algumas das causas mais comuns de sobrecarga do acionador da bomba incluem:
- A velocidade da bomba é muito rápida
- Um impulsor superdimensionado foi instalado
- Rolamentos gastos ou danificados
- Processamento de líquidos de maior viscosidade
- Eixo dobrado
- Desalinhamento entre o acionador e a bomba
- Selo mecânico colocando muita pressão no assento
- Partes estacionárias que entram em contato com partes rotativas
- Bomba operando muito fora da faixa ideal
9. Baixa Eficiência
Se você perceber que a bomba não está mais operando com eficiência, o que significa que está demorando muito para bombear o fluido, algumas das causas mais comuns desse problema incluem o seguinte.
- Uma junta com vazamento
- Rotação incorreta do impulsor
- Impulsor danificado ou desgastado, anel desgastado ou placa de desgaste danificada
- Uma válvula de desvio aberta
- Bloqueio na entrada da bomba, linha de descarga ou impulsor
10. Questões de Compatibilidade Química
Se sua bomba centrífuga estiver corroída, pode ser devido a um problema de compatibilidade química. As partes molhadas de uma bomba podem ser feitas de uma variedade de materiais – cerâmica, metais, termoplásticos e elastômeros. A resistência dessas peças a vários líquidos, produtos químicos e temperaturas varia. Portanto, você deve selecionar uma bomba projetada com sua aplicação específica em mente.
11. Superaquecimento do rolamento – Problemas e soluções comuns da bomba centrífuga
As bombas centrífugas não devem estar quentes ao toque. Quando o fazem, isso é um sinal de problema e algo que você deseja resolver imediatamente. Pode haver um bloqueio no filtro de sucção, na porta de recirculação, na válvula ou na linha de descarga aberta. A bomba será menos eficiente se você ignorar o problema e poderá eventualmente falhar.
Há uma ampla variedade de bombas centrífugas disponíveis que fornecerão à sua operação os serviços de transferência de fluido necessários a longo prazo. Estas são soluções excelentes e de baixo custo para a maioria das situações de alta capacidade e baixa pressão. Mas se a sua bomba centrífuga não estiver operando de forma eficiente ou de forma alguma, esta lista de problemas comuns pode ajudá-lo a solucionar o problema.
Se você não conseguir solucionar o problema com sua bomba centrífuga ou não se sentir à vontade para manuseá-la sozinho, temos recursos para ajudá-lo. Se você não está tendo problemas com sua bomba centrífuga no momento, é um ótimo momento para procurar manutenção preventiva para garantir que não ocorram problemas no futuro.
Gostou do nosso artigo sobre Problemas e soluções comuns da bomba centrífuga?
Para maiores informações, entre em contato conosco aqui.
Acesse as nossas redes FACEBOOK INSTAGRAM
Ou entre em contato conosco, através do nosso WhatsAPP.