Compressores: o que são e como escolher corretamente?
Um compressor consiste em uma máquina que, através do aumento de pressão é capaz de deslocar, modificar a temperatura e a pressão de um fluido, como os gases. Os compressores são encontrados em diversos locais, devido a sua funcionalidade, como por exemplo, em construção civil, no sistema de geração de energia elétrica, consultório odontológico, em hospitais, funilarias e até mesmo no uso doméstico.
A princípio, eles são classificados em três categorias:
- Hermético: Nesse caso, o motor e o compressor ficam na mesma estrutura, com o sistema selado;
- Semi-hermético: No segundo caso, a única diferença do primeiro é que ao invés de selado, o sistema é fechado com parafusos;
- E aberto: o motor e o compressor ficam em estruturas separadas e por isso, o sistema é aberto.
A partir dessa classificação, eles possuem diversos modelos. Em primeiro lugar há o compressor parafuso, ele é usualmente encontrado na refrigeração comercial e consiste em dois rotores em forma de parafuso, que são ligados e giram em direção oposta.
Em segundo lugar, existem os compressores Scroll, caracterizados por um sistema aberto, com duas partes separadas, resultando em uma parada e na outra com movimento inverso. Esse modelo é muito em usado em grande ar condicionado. Há ainda, os chamados de compressores rotativos, como o próprio nome refere. Ele possui um rotor, que faz o movimento de rotação ao entorno de um cilindro. Esse tipo oferece várias vantagens, como ser silencioso e mais econômico.
Além disso, outro modelo é o compressor centrífugo. Ele gira em um alojamento de maneira diferente com um propulsor de alta velocidade e devido a esse fator, é usualmente feito para ar condicionado.
Um compressor bastante conhecido, é o chamado de alternativo. Neste modelo, o gás é comprimido, ou seja, fica com o ar comprimido por um pistão localizado dentro de um cilindro. Esse modelo provoca o maior consumo de energia e produz mais barulho.
Vantagens de compressores rotativos
Há diversas vantagens na utilização de um compressor rotativo, estando elas citadas a seguir:
- A velocidade de rotação é alta, isso faz com que as dimensões sejam reduzidas e um acoplamento direto;
- O rendimento é independente da pressão e, além disso, é alta;
- É silencioso;
- Não possui válvulas;
- Não há necessidade de uma fundação grande;
- A compressão por meio do óleo permite o arrefecimento;
Por fim, é muito comum o uso do compressor de ar hospitalar e apesar de seu uso ser essencial, são necessários diversos cuidados. Devido a relação direta do cilindro de oxigênio com os pacientes, tanto para respiração mecânica, como em cirurgias.
Quer mais informações sobre bombas hidráulicas e outros produtos? Então acesse a página de produtos Bombasa e acompanhe as nossas redes sociais.