Causas mais comuns de falha de sistemas hidráulicos

Causas mais comuns de falha de sistemas hidráulicos

Causas mais comuns de falha de sistemas hidráulicos

Quando um sistema hidráulico falha, encontrar a origem do problema pode ser um desafio. Embora os sistemas hidráulicos consistam principalmente em um reservatório, motor, bomba, válvulas, atuadores e fluido hidráulico, qualquer uma dessas peças pode ser a fonte de falha. Isso sem mencionar o potencial adicional de falha devido a erro humano e práticas de manutenção incorretas. Se o seu sistema falhar, você precisa saber por que ele falhou, como encontrar a falha e como mantê-lo funcionando sem problemas no futuro, mantendo o pessoal seguro. Por isso vamos explicar as Causas mais comuns de falha de sistemas hidráulicos.

Causas comuns de falha de sistemas hidráulicos

Geralmente é fácil saber quando um sistema hidráulico falha – os sintomas podem incluir altas temperaturas, leituras de baixa pressão e operação lenta ou errática são problemas evidentes. Mas quais são as causas mais comuns de falhas em sistemas hidráulicos? Podemos rastrear a maioria dos problemas hidráulicos até algumas causas comuns, listadas abaixo.

1. Contaminação do ar e da água

Contaminação do ar e da água são as principais causas de falha hidráulica, respondendo por  80 a 90% das falhas hidráulicas . Bombas defeituosas, violações do sistema ou problemas de temperatura geralmente causam ambos os tipos de contaminação.

A contaminação do ar é a entrada de ar em um sistema hidráulico e consiste em dois tipos – aeração e cavitação. Ambos podem causar danos graves ao sistema hidráulico ao longo do tempo, desgastando a bomba e os componentes circundantes, contaminando os fluidos hidráulicos e até superaquecendo o sistema. 

  • Cavitação:  O óleo hidráulico consiste em  cerca de 9% de ar dissolvido , que a bomba pode extrair e implodir, causando problemas na bomba e danos à bomba e a outros componentes de um sistema hidráulico ao longo do tempo. Você pode identificar esse problema se sua bomba hidráulica estiver emitindo um ruído agudo.
  • Aeração:  A aeração ocorre quando o ar entra na cavidade da bomba vindo de uma fonte externa. Normalmente, conexões soltas ou vazamentos no sistema causam esse problema. A aeração também cria um som quando a bomba está funcionando, que soa como uma batida.

A contaminação da água também é um problema comum em sistemas hidráulicos, muitas vezes causada por vazamentos no sistema ou condensação devido a mudanças de temperatura. A água pode degradar os componentes hidráulicos ao longo do tempo por oxidação e danos causados ​​pelo congelamento. Uma aparência leitosa no fluido hidráulico pode ajudá-lo a identificar a contaminação da água.

2. Problemas de temperatura

Sistemas hidráulicos que funcionam muito quentes ou muito frios podem causar problemas graves ao longo do tempo. Alguns desses desafios incluem os seguintes sintomas.

  • Diluição do fluido:  o calor pode fazer com que os fluidos hidráulicos fiquem mais finos, impedindo a lubrificação e aumentando a probabilidade de vazamento do fluido.
  • Oxidação do fluido:  O calor extremo pode causar oxidação e espessamento do fluido hidráulico. Esse espessamento do fluido pode causar acúmulos no sistema que restringem o fluxo, mas também pode reduzir ainda mais a capacidade do sistema de dissipar o calor.
  • Espessamento do fluido:  Baixas temperaturas aumentam a viscosidade do óleo hidráulico, dificultando a chegada do óleo à bomba. Colocar os sistemas sob carga antes que o óleo atinja  70 graus ou mais  pode danificar o sistema por cavitação.

A má dissipação de calor é o suspeito usual por trás do acúmulo de calor, enquanto os fatores ambientais geralmente causam sistemas muito frios.

3. Níveis e qualidade de fluidos

Os níveis e a qualidade do fluido podem afetar o desempenho do sistema hidráulico. Baixos níveis de fluido e filtragem inadequada podem resultar em contaminação do ar, enquanto a contaminação do fluido pode causar problemas de temperatura. Vazamentos podem agravar ainda mais os dois problemas.

O uso do tipo correto de fluido também é essencial, pois certos óleos hidráulicos são compatíveis com aplicações específicas. Existem até opções de óleos que oferecem maior resistência a problemas relacionados à temperatura. Alguns óleos ainda oferecem aditivos antidesgaste e antiespuma para ajudar a prevenir o desgaste e a contaminação do ar, respectivamente.

4. Erro Humano

O erro humano é a causa básica de muitos problemas no sistema hidráulico. Alguns dos erros mais comuns que podem fazer com que sua bomba hidráulica não aumente a pressão incluem os seguintes.

  • Instalações defeituosas:  A instalação inadequada de qualquer componente em um sistema hidráulico pode resultar em erros graves. Por exemplo, o eixo da bomba pode estar girando na direção errada, afetando negativamente o acúmulo de pressão, ou os tubos podem estar encaixados incorretamente, resultando em vazamentos.
  • Peças incompatíveis:  Um instalador inexperiente pode juntar componentes incompatíveis, resultando em falhas funcionais. Por exemplo, uma bomba pode ter um motor que funciona além de sua velocidade máxima de acionamento.
  • Manutenção ou uso inadequado:  Usar sistemas fora de suas capacidades operacionais ou deixar de realizar a manutenção regular são algumas das causas mais comuns de danos ao sistema hidráulico, mas são fáceis de corrigir por meio de políticas de manutenção atualizadas e treinamento.

Solução de problemas do sistema hidráulico

As fontes de falhas do sistema hidráulico podem ser difíceis de identificar, mas algumas etapas de solução de problemas podem ajudar a restringir as opções. Então, como você soluciona problemas em um sistema hidráulico? Aqui estão alguns dos fundamentos.

  1. Verifique o motor:  certifique-se de que o motor tenha a fiação correta e possa ligar e desligar.
  2. Verifique a bomba:  Desmonte o conjunto da bomba e avalie todas as peças para garantir que estejam funcionando e instaladas corretamente. As áreas problemáticas mais comuns incluem o eixo da bomba, o acoplamento e o filtro.
  3. Verifique os fluidos:  Verifique o nível, a cor e a viscosidade do óleo hidráulico para garantir que ele atenda às especificações e não tenha sido contaminado. Em caso de dúvida, drene e substitua os fluidos.
  4. Válvulas e linhas de verificação:  Observe todas as linhas quanto a possíveis vazamentos e aperte todos os pontos de conexão. Além disso, verifique a válvula de alívio quanto a sinais de danos.
  5. Execute o sistema:  Depois de concluir todas essas verificações essenciais, ligue o sistema e monitore as flutuações de pressão e temperatura, bem como sons anormais. Se tudo estiver bem, verifique o sensor de pressão quanto a possíveis falhas.

Como prevenir a falha do sistema hidráulico

Problemas no sistema hidráulico são inevitáveis ​​em algum momento. No entanto, passos simples podem ajudá-lo a evitar esses problemas e aumentar a longevidade do seu sistema hidráulico. Além da solução de problemas eficaz, você pode evitar falhas no sistema hidráulico seguindo as etapas a seguir.

  • Siga as especificações:  Podemos rastrear os problemas mais comuns do sistema hidráulico até problemas fundamentais do sistema, como peças incompatíveis ou instaladas incorretamente. Por esse motivo, é essencial sempre verificar novamente as especificações para garantir que as peças compradas funcionem perfeitamente.
  • Consulte profissionais:  ao comprar novos equipamentos, consulte colegas e profissionais do setor para descobrir o que eles recomendam. Enquanto os fabricantes podem dizer como um produto deve funcionar, os profissionais da indústria podem fornecer exemplos concretos de como o equipamento funciona para sua indústria .
  • Realize a manutenção: É essencial focar suas operações na longevidade do equipamento. Revise seus procedimentos de manutenção diários, mensais e anuais para garantir que você esteja cobrindo todos os aspectos do seu sistema de acordo com as melhores práticas de manutenção e detecte os sintomas desde o início.

Além dessas etapas, procure produtos de sistemas hidráulicos projetados especificamente para ajudar a evitar falhas. 

Manutenção do Sistema Hidráulico

Revise regularmente a manutenção do sistema hidráulico, sempre seguindo as recomendações do fabricante e as melhores práticas do setor. Além disso, considere a condição de armazenamento, influências externas, pressão de trabalho e frequência de uso de seu sistema para adaptar seu cronograma e procedimentos de manutenção.

De um modo geral,  você deve realizar a manutenção em três níveis .

  • Tarefas diárias:  Cuide de algumas verificações diárias simples para evitar problemas. Por exemplo, o pessoal deve verificar os níveis de óleo, mangueiras e conexões e ouvir a bomba em busca de sons anormais.
  • Tarefas de rotina:  Planeje e execute uma rotina de manutenção semanal e mensal, verificando as fontes de falha mais comuns dadas as condições de trabalho do seu sistema. Estes devem incluir componentes, filtros e a condição do óleo.
  • Verificações completas do sistema:  Dependendo das condições do seu sistema, você e sua equipe devem realizar verificações completas dos sistemas mensalmente, trimestralmente ou anualmente. As tarefas devem incluir a execução de um relatório abrangente sobre o sistema, dispositivos de limpeza, drenagem do sistema e substituição de peças danificadas.

Como trabalhar com segurança com hidráulica para evitar as causas mais comuns de falha de sistemas hidráulicos

Ao concluir a manutenção do sistema, é essencial seguir os procedimentos básicos de segurança. Peças defeituosas ou quebradas podem causar vazamentos, estouros e projéteis que podem ferir gravemente o pessoal. Algumas lesões comuns incluem contusões, cortes e abrasões. No entanto, vazamentos de orifícios podem injetar óleo no corpo, causando  septicemia que pode resultar na perda de um membro  se não for tratada imediatamente. Para evitar esses ferimentos, certifique-se de seguir as diretrizes básicas de segurança.

  • Use equipamento de segurança:  Sempre use equipamento de segurança adequado ao trabalhar próximo a um sistema, incluindo capacete, óculos, luvas e roupas e sapatos de proteção.
  • Sistemas de desligamento:  Nunca faça manutenção em um sistema hidráulico em funcionamento, a menos que seja estritamente necessário.
  • Esteja atento à localização:  não fique em pontos finais enquanto estiver trabalhando em sistemas hidráulicos. Essa medida de segurança pode ajudar a evitar a perda de membros e a vida, pois há muita pressão acumulada nessas áreas que podem liberar e resultar em situações de risco de vida.
  • Use travas de segurança: travas de  segurança hidráulicas salvam vidas. Use-os sempre ao transportar ou levantar equipamentos para manutenção.
  • Tenha cuidado com os sistemas em funcionamento:  sempre fique atento às torneiras de pressão, acoplamentos e mangueiras quando estiverem sob pressão. Se algo não parecer correto, desligue o sistema antes de verificá-lo. Peças soltas ou defeituosas podem facilmente se tornar projéteis mortais.

As melhores medidas de segurança, no entanto, são realizar uma excelente manutenção e usar peças de alta qualidade. Se você está procurando um fabricante de componentes hidráulicos de qualidade e evitar as causas mais comuns de falha de sistemas hidráulicos, a Bombasa Comercial pode ajudar.

Não perca tempo, faça seu orçamento agora mesmo, contamos com os melhores produtos e time de profissionais mais capacitados.

Gostou do nosso artigo sobre as Causas mais comuns de falha de sistemas hidráulicos? Para maiores informações, entre em contato conosco aqui. Acesse as nossas redes FACEBOOK INSTAGRAM Ou entre em contato conosco, através do nosso WhatsAPP.

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba notícias e promoções atualizadas